Windows

Como Atualizar o Windows Server 2012 R2 Standard para o Windows Server 2016 Datacenter

Se você desejar manter o mesmo hardware e todas as funções de servidor que já configurou sem mesclar o servidor, faça uma atualização in-loco. Uma atualização in-loco permite ir de um sistema operacional antigo para um mais recente, mantendo suas configurações, funções de servidor e dados intactos. Este artigo ajuda você a migrar do Windows Server 2012 Standard para o Windows Server 2016 Datacenter.

Backup do Servidor

É altamente recomendável fazer backup de seu sistema operacional, aplicativos e máquinas virtuais. Caso o servidor que deseja atualizar faça parte do failover cluster Hyper-V é necessário mover as maquinas virtuais para um outro servidor, podemos mover as máquinas com o  Quick Migration ou Live Migration. Você não pode ter nenhuma máquina virtual em execução durante a atualização in-loco.

Instalação inicial

01 –  Para atualizar o sistema operacional é necessário uma mídia de instalação ou arquivo ISO do Windows Server 2016. Quando você adquire o sistema operacional você terá acesso a licença do software  e o arquivo ISO do sistema operacional.

02 – Após baixar o arquivo ISO do Windows Server 2016,  podemos clicar com o botão direito do mouse e selecione a opção Mount.

03 – Após montar o arquivo ISO do Windows server 2016 ou inserir um pendrive bootavel ou mídia de instalação do Windows Server 2016 a tela com os arquivo de instalação do Windows Server 2016 será exibida, clique em setup para iniciar o processo de atualização.

04 – A tela de Preparing será aberta, aguarde o processo finalizar.

Download de atualizações

05 – Como o procedimento é de praxe aqui, basta selecionar Download and install updates (recommended) para deixar a instalação continuar sem problemas, recomendo marcar a opção: I want to help make the installation of Windws better, em seguida clique  Next.

06 – Aguarde a verificação por atualizações.

Product Key

07 – Na tela Product Key, insira a chave de ativação adquira na compra do sistema operacional.

Caso esteja utilizando o Windows Server 2016 em um ambiente de laboratório a Microsoft disponibilizar chaves de ativação que podem ser utilizadas, clique no link abaixo para utiliza-las.

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/get-started/kmsclientkeys

Em nosso ambiente vamos utilizar a seguinte chave de ativação disponibilizada no site da Microsoft.

CB7KF-BWN84-R7R2Y-793K2-8XDDG

08 – Na opção Enter Product Key, digite a chave de ativação e clique em Next.

Seleção da versão

09 – Selecione a edição do sistema operacional que você deseja, no meu caso vou utilizar o Windows Server 2016 Datacenter (Desktop Experience). Depois basta clicar no botão Next.

OBS: A opção Desktop Experience permiti instalar o Windows Server 2016 com interface gráfica.

Contrato de licença

10 – Após escolhermos qual versão instalar devemos ler e aceitar os termos para prosseguir, clique em Accept para prosseguir.

Manter ou não seus arquivos

11 – Você precisa de atenção aqui, pois você está atualizando uma versão do servidor para uma mais nova, então você precisa clicar na opção: Kepp personal files and apps para manter tudo intacto, em seguida clique em Next.

Verificação da compatibilidade

12 – Nesta fase da instalação, o Windows Server 2016 verificará automaticamente o seu sistema e descobrirá se o seu servidor Windows 2012 é compatível com os requisitos do Windows 2016.

13 – Um aviso informando que o upgrade do Windows Server não é recomendado será exibida, clique em Confirm para prosseguir.

14 – Depois da verificação basta clicar no botão Install.

15 – De agora em diante você precisará de um pouco de paciência, porque a instalação leva muito tempo desde baixando e instalando updates, e várias reinicializações.

16 – Aguarde o processo de atualização ser finalizado.

17 – Agora que a instalação acabou, basta você pressionar Ctrl+Alt+Del para utilizar seu usuário e senha de administração do servidor

18 – Como podemos observar no vídeo abaixo nosso sistema operacional foi atualizado com sucesso para o Windows Server 2016 Datacenter.

19 – Certifique-se de que todos os seus aplicativos estejam em execução e que as conexões do cliente com os aplicativos sejam bem-sucedidas.

Conclusão

Atualizamos o Windows Server 2012 R2 Standard para o Windows Server 2016 Datacenter e mantivemos todos os arquivos e aplicativos do servidor.

Tem alguma sugestão ou observação, comente.

Forte abraço, obrigado e até o próximo post. 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguir por Email
YouTube
LinkedIn
Instagram