Como provisionar recursos no Azure utilizando Azure Bicep

Azure Bicep

É aí que o Bicep vem para fortalecer a ARM. O Project Bicep é uma linguagem de domínio específico (DSL) feita pela equipe de modelos ARM e está aqui para simplificar a escrita de modelos ARM. Ele se afasta da sintaxe JSON e é muito mais fácil de ler e escrever.

Embora a maior parte da sintaxe do modelo ARM tenha sido alterada, o Bicep não é uma linguagem inteiramente nova. Ele funciona como uma camada de abstração transparente sobre os modelos ARM. O objetivo não era substituir os modelos ARM, mas fazer uma experiência melhor para o uso de modelos ARM. O que tudo isso significa, você pode perguntar? Significa que temos uma nova linguagem com uma sintaxe mais simples, fácil de ler e escrever e com validação de código. Também podemos converter modelos ARM existentes para Azure Bicep.

Os benefícios dessa abordagem em relação à criação de uma linguagem totalmente nova são que o Azure Bicep pode ser usado imediatamente para fazer tudo o que podemos fazer com os modelos ARM e temos a possibilidade de trabalhar com os modelos ARM existentes sem a necessidade de reescrevê-los todos.

já inscrevi um artigo aqui no site mostrando como instalar o Azure Bicep, para consultar acesse o link abaixo.

Simplifique suas implantações de recursos no Azure com o Azure Bicep

Converter ARM Template em Azure Bicep

Para converter ARM template podemos utilizar o site https://bicepdemo.z22.web.core.windows.net/

Já inscrevi um artigo aqui no site mostrando como converter um ARM template para Bicep, para consultar acesse o link abaixo.

Como converter um ARM template para Bicep

Provisionar máquina virtual no Azure utilizando o  Azure Bicep

Vamos acessar o site https://bicepdemo.z22.web.core.windows.net/ e selecionar o modelo Bicep para máquinas virtuais Windows.

No site bicepdemo podemos importar um ARM template e converte-lo para Bicep, no próprio site do bicepdemo também já temos vários templates ARM que podemos converter para Bicep e utiliza-lo.

01 – No site bicepdemo clique em Sample Template, em seguida selecione 101/vm-simple-windowns.

02 – Como podemos observar na esquerda temos o ARM template e na direito temos um template Bicep, copie o template Bicep para o Visual Studio Code.

03 – No Visual Studio Code, no template de criação da máquina virtual podemos alterar o size da máquina virtual, o tipo do sistema operacional,  o nome dos recursos e o range de endereços da virtual network e  subnet, podemos também alterar as regras de liberação do network security group.

04 – Para salvar o template, clique em Arquivo, Salvar como e seleciona uma pasta de destino.

05 – No Visual Studio Code, na parte inferior, em TERMINAL clique em + e selecione PowerShell.

06 – No terminal do PowerShell, vamos navegar até a pasta onde salvamos o template, para entrar na pasta vamos utilizar o comando cd com o caminho da pasta cd D:\Bicep

07 – Vamos fazer login no Azure com o comando Connect-AzAccount, será solicitado o usuário e senha para autenticar no Azure.

08 – Vamos executar o template abaixo para provisionar a máquina virtual no Azure, no comando abaixo estamos passando o grupo de recursos que a máquina será provisionada.

New-AzResourceGroupDeployment -TemplateFile virtual-machine.bicep -ResourceGroupName RG-Bicep

Após executar o comando serão solicitadas algumas informações, como o usuário administrator da máquina, senha e o dnsLabelPrefix.

09 – Como podemos observar na imagem abaixo os recursos foram provisionados.

10 – Após o script ser executa foi gerado um output com hostname da máquina virtual, podemos utiliza-lo para conectar na máquina virtual.

11 – Como podemos observar na imagem abaixo os recursos foram provisionados no Azure.

12 – No vídeo baixo mostro o provisionamento da maquina virtual utilizando um template Bicep.

Comente suas sugestões e observações! 

Forte abraço, obrigado e até o próximo post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.