Azure Bicep
É aí que o Bicep vem para fortalecer a ARM. O Project Bicep é uma linguagem de domínio específico (DSL) feita pela equipe de modelos ARM e está aqui para simplificar a escrita de modelos ARM. Ele se afasta da sintaxe JSON e é muito mais fácil de ler e escrever.
Embora a maior parte da sintaxe do modelo ARM tenha sido alterada, o Bicep não é uma linguagem inteiramente nova. Ele funciona como uma camada de abstração transparente sobre os modelos ARM. O objetivo não era substituir os modelos ARM, mas fazer uma experiência melhor para o uso de modelos ARM. O que tudo isso significa, você pode perguntar? Significa que temos uma nova linguagem com uma sintaxe mais simples, fácil de ler e escrever e com validação de código. Também podemos converter modelos ARM existentes para Azure Bicep.
Os benefícios dessa abordagem em relação à criação de uma linguagem totalmente nova são que o Azure Bicep pode ser usado imediatamente para fazer tudo o que podemos fazer com os modelos ARM e temos a possibilidade de trabalhar com os modelos ARM existentes sem a necessidade de reescrevê-los todos.
já inscrevi um artigo aqui no site mostrando como instalar o Azure Bicep, para consultar acesse o link abaixo.
Simplifique suas implantações de recursos no Azure com o Azure Bicep
Converter ARM Template em Azure Bicep
Para converter ARM template podemos utilizar o site https://bicepdemo.z22.web.core.windows.net/
Já inscrevi um artigo aqui no site mostrando como converter um ARM template para Bicep, para consultar acesse o link abaixo.
Provisionar máquina virtual no Azure utilizando o Azure Bicep
Vamos acessar o site https://bicepdemo.z22.web.core.windows.net/ e selecionar o modelo Bicep para máquinas virtuais Windows.
No site bicepdemo podemos importar um ARM template e converte-lo para Bicep, no próprio site do bicepdemo também já temos vários templates ARM que podemos converter para Bicep e utiliza-lo.
01 – No site bicepdemo clique em Sample Template, em seguida selecione 101/vm-simple-windowns.
02 – Como podemos observar na esquerda temos o ARM template e na direito temos um template Bicep, copie o template Bicep para o Visual Studio Code.
03 – No Visual Studio Code, no template de criação da máquina virtual podemos alterar o size da máquina virtual, o tipo do sistema operacional, o nome dos recursos e o range de endereços da virtual network e subnet, podemos também alterar as regras de liberação do network security group.
04 – Para salvar o template, clique em Arquivo, Salvar como e seleciona uma pasta de destino.
05 – No Visual Studio Code, na parte inferior, em TERMINAL clique em + e selecione PowerShell.
06 – No terminal do PowerShell, vamos navegar até a pasta onde salvamos o template, para entrar na pasta vamos utilizar o comando cd com o caminho da pasta cd D:\Bicep
07 – Vamos fazer login no Azure com o comando Connect-AzAccount, será solicitado o usuário e senha para autenticar no Azure.
08 – Vamos executar o template abaixo para provisionar a máquina virtual no Azure, no comando abaixo estamos passando o grupo de recursos que a máquina será provisionada.
New-AzResourceGroupDeployment -TemplateFile virtual-machine.bicep -ResourceGroupName RG-Bicep
Após executar o comando serão solicitadas algumas informações, como o usuário administrator da máquina, senha e o dnsLabelPrefix.
09 – Como podemos observar na imagem abaixo os recursos foram provisionados.
10 – Após o script ser executa foi gerado um output com hostname da máquina virtual, podemos utiliza-lo para conectar na máquina virtual.
11 – Como podemos observar na imagem abaixo os recursos foram provisionados no Azure.
12 – No vídeo baixo mostro o provisionamento da maquina virtual utilizando um template Bicep.
Comente suas sugestões e observações!
Forte abraço, obrigado e até o próximo post

Carreira desenvolvida na área de tecnologia da informação, com ampla experiência em Cloud Computing, com foco em Microsoft Azure.
Fui nomeado Microsoft MVP na categoria Microsoft Azure.
Faço parte da Ong MTAC, sou MCT Microsoft, tenho algumas certificações como AZ-303 Microsoft Azure Architect Technologies, AZ-104 Azure Administrator, MCSE Core Infrastructure e MCSA Windows Server 2012.
Também participo como palestrante em eventos online da comunidade de TI, sou administrador e escritor no blog https://jadsonalves.com.br cujo principal objetivo é compartilhar conhecimento com a comunidade de TI e também escrevo artigos técnicos no portal https://cooperati.com.br