Deploy aplicação ASP.NET em App Service com Azure SQL Database

Azure App Service fornece um serviço de hospedagem na Web com autopreenchimento altamente escalonável. Este tutorial mostra como implantar um aplicativo ASP.NET orientado a dados no App Service  e conectá-lo ao Azure SQL Database. Quando terminar, você terá um aplicativo ASP.NET em execução no Azure App Service e conectado ao Azure SQL Database.

Já escrevi um artigo aqui no site mostrando como criar um App service utilizando o portal e com PowerShell, acesse o link abaixo para conferir.

Como criar o Azure App Service no Portal e com PowerShell

Também escrevi um artigo aqui no site mostrando como criar um Azure SQL Database, acesse o link abaixo para conferir.

Como criar um Azure SQL Database

Baixe o script ASP.NET Core

O script abaixo é uma aplicação ASP.NET core, podemos provisionar uma aplicação em um App Service e conectar ao Azure SQL Database.

O Script está disponível para download no site da Microsoft, clique no link abaixo para baixar.

https://github.com/Azure-Samples/dotnet-sqldb-tutorial/archive/master.zip

01 – Após baixar o script, descompacte no local desejado.

02 – Abra o Visual Studio em seu computador, caso ainda não tenha feito o download acesse o link abaixo.

https://visualstudio.microsoft.com/downloads/

03 – Após abrir o Visual Studio, clique em Open a project or solution, selecione a pasta onde a aplicação foi descompactada, em seguida  selecione o  arquivo DotNetCoreSqlDb.csproj.

04 – Como podemos observar a aplicação foi aberta no Visual Studio.

Deploy aplicação no App Service

05 – Após abrirmos a aplicação no Visual Studio, clique em Build Public DotNetCoreSQLDB para publicar a aplicação no App Service.

06 – Na tela Publish, em Target selecione Azure e clique em Next.

07 – Para a opção Specific target, selecione Azure App Service (Windows), em seguida clique em Next.

08 – Para a opção App Service, é necessário fazer login no Azure.

Em Sign to your account, digite sua conta do azure.

09 – Após autenticar no Azure, selecione a subscription, em View selecione Resource type, em App Services instances expanda a pasta Web Apps, também podemos publicar a aplicação em um slot, selecione o App service que deseja e clique em Finish.

10 – Voltamos para a tela App ASP.NET: Publish, utilize a barra de rolagem até chegar em Service Dependices, perceba que temos a opção de configurar um SQL Server Database, clique em Configure.

11 – Na tela Configure dependency, podemos selecionar Azure SQL Database e SQL Server Database, selecione Azure SQL Database e clique em Next.

12 – Na tela Configure Azure SQL Database, clique em + Para adicionar o Azure SQL Database.

13 – Na tela Azure SQL Database, em Database name selecione um nome para a Database, selecione a assinatura e grupo de recursos onde o Database server foi provisionado, após selecionar o grupo de recursos selecione o Database server desejado, em Database administrator username selecione o usuário administrador do Database server, em Database administrator password digite a senha do Database server, em seguida clique em Create.

OBSERVAÇÃO: Também podemos provisionar a aplicação em uma database existente.

14 – Como podemos observar a database foi adicionada, clique em Next.

15 – Na tela Configure Azure SQL Database, em Database connection string name digite o server name do SQL Database dbsrvdev.database.windows.net, em Database connection user name digite o nome do Database Server, em Database connection password digite a senha do Database Server, em seguida clique em Next.

Podemos localizar o Server name, selecionando o SQL Database em Overview.

16 – Na tela Sumamry of changes, deixe as opções padrão e clique em Finish.

17 – Na tela Dependency configuration progress, clique em Close.

18 – Após configurarmos o target da aplicação que será o App service e configuramos o banco de dados, clique em Publish.

19 – Como podemos observar a aplicação está sendo provisionada no App Service..

20 – Como podemos observar em Output a aplicação foi publicada com sucesso, aplicação será aberta no navegador padrão automaticamente.

Inserindo valores na aplicação

Como vimos na etapa anterior nossa aplicação foi provisionada, porém a mesma está vazia. Ainda não foi criada nenhuma tabela para essa aplicação.

Podemos inserir valores em nossa aplicação de duas formas, inserindo diretamente pela aplicação ou inserindo pelo banco de dados, em  nosso exemplo vamos inserir os valores no banco de dados diretamente da aplicação.

20 – Na tela da aplicação, clique em Create New e adicione as tabelas, Produto, Fornecedor e Cliente.

Consultando no Banco de Dados

É necessário criar a regra de firewall para liberar o acesso do servidor ao  Azure SQL Database.

A melhor pratica para conectar no Azure SQL Database é utilizando private link, já escrevi um artigo aqui no site sobre isso, clique no link abaixo para conferir.

Azure Private Link para Azure SQL Database

21 – Faça login no portal do Azure.

22 – No portal pesquise por SQL Databases.

23 – Na tela SQL databases, selecione a Database_App.

24 -Após selecionar a database clique em Set server firewall.

25 – Antes de prosseguirmos com a criação da regar de firewall de liberação de acesso da máquina ao SQL Database, precisamos verificar qual é o nosso IP publico, para fazermos isso acesse o site https://www.meuip.com.br/

26 – Voltando para criação da regar de firewall, na tela Firewall settings, em Rule name digite um nome para regra, em Started IP digite o IP publico que consultamos no site anteriormente, em End IP digite o IP publico novamente, em seguida clique em Save.

27 – Como podemos observar a regra foi criada com sucesso.

28 – No Windows Server, abra o Microsoft SQL Server Management Studio, em Server name digite o nome do SQL Server, em Authentication selecione SQL Server Authentication, em seguida digite o usuário e senha e clique em Connect.

29 – Após conectar no Azure SQL database, clique em Databases, expanda a Database_App, expanda Tables, clique com o botão direito na tabela dbo.Todoes –> Script Table as –> SELECT TO –> New Query Editor Windows.

30 – Na tela SQLQuery, clique em Execute.

31 – Foram retornados os dados que inserimos em nossa aplicação web que foi provisionado no Azure App Service.

Comente suas sugestões e observações! 

Forte abraço, obrigado e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.