Como mover recursos entre grupos de recursos no Azure

Este artigo mostra como mover recursos do Azure para outro grupo de recursos na mesma assinatura. Você pode usar o portal do Azure, Azure PowerShell, CLI do Azure ou a API REST para mover recursos.

O grupo de origem e o grupo de destino ficam bloqueados durante a operação de movimentação. As operações de gravação e exclusão são bloqueadas nos grupos de recursos até que a migração seja concluída. Esse bloqueio significa que você não pode adicionar, atualizar ou excluir recursos nos grupos de recursos. Não significa que os recursos estão congelados. Por exemplo, se você mover um servidor lógico do Azure SQL e seus bancos de dados para um novo grupo de recursos ou assinatura, os aplicativos que usam os bancos de dados não terão nenhum tempo de inatividade. Eles ainda podem ler e gravar nos bancos de dados. O bloqueio pode durar por um máximo de quatro horas, mas a maioria das mudanças é concluída em muito menos tempo.

Mover um recurso só o move para um novo grupo de recursos. Não altera o local do recurso.

Ambiente

Vamos mover os recursos que estão no grupo de recursos RG-01 para o RG-02.

01 – Faça login no portal do Azure.

02 – Para mover recursos, selecione o grupo de recursos que contém esses recursos.

03 – Selecione os recursos que deseja mover do grupo de recursos RG-01 para o RG-02.

 

04 – Após selecionar os recursos que deseja mover para o grupo de recursos RG-02, clique em Move –> Move to another resource group.

05 – Na tela Move resources, observe que os recursos que serão movidos estão selecionados, caso deseje não mover um determinado recurso e só desmarcar, em Move these recources to selecione o grupo de recurso de destino (RG-02), é obrigatório marcar a opção I understand that tools and scripts associated with moved resources will not work until I update them to use new resource IDs, em seguia clique em OK.

06 – Aguardem o fim do processo de validação.

07 – Depois de validar que os recursos podem ser movidos, você verá uma notificação informando que a operação de movimentação está em execução.

08 – Foi retornada a notificação informando que os recursos foram movidos com sucesso.

09 – Clique me Refresh no resource group de origem (RG-01) e observe que o mesmo agora está vazio.

10 – Selecione o Resource group RG-02 e observe que todos os recursos que estavam no RG-01 agora estão no RG-02.

Comente suas sugestões e observações!

 Forte abraço, obrigado e até o próximo post. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *