Um dos grandes benefícios das VMs do Azure é a capacidade de alterar o tamanho de sua VM com base nas necessidades de desempenho de CPU, rede ou disco. Nesta postagem do blog, vou descrever o processo de alteração do tamanho de uma máquina virtual usando VMs de computação clássica do Azure ou as VMs do Azure Resource Manager mais recentes.
01 – Faça login no portal do Azure.
02 – No portal pesquise por Virtual machines.
03 – Selecione a máquina virtual que deseja alterar o tamanho, em nosso exemplo vamos alterar o tamanho da máquina virtual VM-AD.
04 – Como podemos observar o size da máquina é Standard_DS3_v2 vamos alterar para Standard_D4s_v3.
05 – Após selecionar a máquina virtual em Settings, clique em Size.
06 – Na tela size, selecione o tamanho da máquina virtual que deseja alterar e clique em Resize.
OBSERVAÇÃO: O procedimento para alterar o tamanho da VM realiza um restart na máquina virtual, é recomendado realizar essa tarefa fora do horário de expediente.
07 – Aguarde o processo de Resizing ser finalizado.
08 – Enquanto o Resizing da máquina virtual está executando podemos observar que o status da VM passou a ser Updating.
09 – Como podemos observar o tamanho da VM foi alterado e a máquina virtual já está em execução.
Comente suas sugestões e observações!
Forte abraço, obrigado e até o próximo post.

Carreira desenvolvida na área de tecnologia da informação, com ampla experiência em Cloud Computing, com foco em Microsoft Azure.
Fui nomeado Microsoft MVP na categoria Microsoft Azure.
Faço parte da Ong MTAC, sou MCT Microsoft, tenho algumas certificações como AZ-303 Microsoft Azure Architect Technologies, AZ-104 Azure Administrator, MCSE Core Infrastructure e MCSA Windows Server 2012.
Também participo como palestrante em eventos online da comunidade de TI, sou administrador e escritor no blog https://jadsonalves.com.br cujo principal objetivo é compartilhar conhecimento com a comunidade de TI e também escrevo artigos técnicos no portal https://cooperati.com.br