Como Remover o Azure AD Connect

Anteriormente escrevi um artigo sobre como instalar e configurar o Azure AD Connect utilizando uma instancia do SQL SERVER, clique no link abaixo para conferir.

Como Instalar e Configurar o Azure AD Connect utilizando uma instancia do SQL SERVER

Removendo o Azure AD Connect

Pode chegar um momento em que você decidirá remover o Azure AD Connect e desabilitar a sincronização de diretório para sua organização.

Suponha que você tenha uma pequena organização e já tenha migrado todos os seus usuários para a nuvem. Você não precisa mais manter nenhum servidor em seu data center. Esse é um motivo para remover a conexão do Azure AD.

Desinstalando o Azure AD Connect do servidor

36 – Para remover o Azure AD Connect, siga estas etapas. Primeiro, abra Programs, clique em Uninstall a program, desinstale os programas Microsoft Azure AD Conenct, Microsoft Azure AD connect Health agent for sync e Microsoft Azure AD Connect synchonization services.

37 – Na tela Uninstall Azure AD Connect, marque Also uninstall supporting components e clique em Remove.

38 – Aguarde a conclusão do processo de desinstalação e você deverá ver uma página de confirmação como a abaixo, em seguida clique em Exit.

Desativando a sincronização de diretório

Depois que o Azure AD Connect for desinstalado do servidor, a última ação é desabilitar o DirSync.

39 – Você deve primeiro se conectar ao Azure AD usando o PowerShell.

Connect-MsolService

Será solicitado usuário e senha como podemos observar na imagem abaixo.

40 – Em seguida, use o comando abaixo para desabilitar a sincronização de diretório para seu tenant do Azure AD.

Set-MsolDirSyncEnabled -EnableDirSync $false

41 – Agora podemos fazer uma verificação no status de sincronização atual e observar que a sincronização foi desativada.

42  – Depois de desabilitar o DirSync e remover o Azure AD Connect, as contas previamente sincronizadas de seu On-Premises Active Directory para o Azure AD serão convertidas em uma conta de nuvem (Azure Active Directory). Essas contas convertidas não serão mais exibidas como sincronizadas no local (Windows Server AD).

Pode levar várias horas para que as contas sejam totalmente convertidas de local para nuvem. Neste artigo, demorou aproximadamente doze (12) horas para a conversão terminar após a desativação da sincronização de diretório, levando em consideração que foi sincronizada poucas contas para o Azure Active Directory.

Conclusão

O Azure AD Connect é uma ferramenta excelente que permite que suas contas de usuário on-premises sejam sincronizadas com Azure AD/Office 365. Quando configurados corretamente, seus usuários não precisarão ser provisionados com contas separadas para acessar recursos locais e na nuvem.

Mais configurações podem ser feitas com o Azure AD Connect do que o que é abordado neste artigo. O Azure AD Connect pode ser personalizado para alterar o intervalo do ciclo de sincronização ou desabilitar a atualização automática quando você quiser mais controle sobre as atualizações.

Espero que este conteúdo tenha contribuído com o enriquecimento do conhecimento de vocês em Azure e Office 365

Tem alguma sugestão ou observação, comente.

Forte abraço, obrigado e até o próximo post. 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *