Publicar aplicativo ASP.NET no Azure App Service com o Visual Studio

Neste post você aprenderá a criar e implantar um aplicativo ASP.NET no Azure App Service. O App Service oferece suporte a várias versões de aplicativos .NET e fornece um serviço de hospedagem na Web com autopreenchimento e altamente escalonável. Os aplicativos da web ASP.NET são multiplataforma e podem ser hospedados no Linux ou Windows. Quando terminar, você terá um grupo de recursos do Azure que consiste em um plano de hospedagem do Serviço de Aplicativo e um Serviço de Aplicativo com um aplicativo web implantado.

Já escrevi um artigo aqui no site mostrando como criar o Azure App Service no Portal e com PowerShell, acesse o link abaixo para conferir.

Como criar o Azure App Service no Portal e com PowerShell

Instalar o Visual Studio

ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Studio é um painel de inicialização criativo que você pode usar para editar, depurar e compilar o código e, em seguida, publicar um aplicativo. Um IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) é um programa repleto de recursos que pode ser usado por muitos aspectos do desenvolvimento de software. Além do editor e do depurador padrão fornecidos pela maioria dos IDEs, o Visual Studio inclui compiladores, ferramentas de preenchimento de código, designers gráficos e muitos outros recursos para facilitar o processo de desenvolvimento de software.

01 – Podemos baixar o Visual Studio no site abaixo:

https://visualstudio.microsoft.com/

02 – No site do Visual Studio, temos a versão para download dos sistema operacionais Windows, Linux e Mac OS, vamos baixar a versão para Windows.

03 – Após selecionar a versão do seu sistema operacional, selecione a versão do Visual Studio que deseja baixar, para nosso exemplo vamos baixar a versão Comunitty 2019.

04 – Aguarde o download finalizar e execute o arquivo vs_community.

05 – Após executar o arquivo de instalação o download do Visual Studio será iniciado.

06 – Na tela de instalação do Visual Studio, podemos selecionar quais workloads queremos instalar, vamos selecionar ASP.NET and web development e Azure development, em seguida clique em Install.

07 – Aguarde o download e instalação dos pacotes.

08 – Visual Studio instalado com sucesso, agora pode fechar a tela de instalação.

Publicar aplicativo ASP.NET no Azure App Service

Temos uma aplicação simples em ASP.NET, essa aplicação está disponível para download em meu GitHub.

 

 

 

 

09 – Na tela do Visual Studio 2019, clique em Open a project or solution.

10 – Selecione a pasta onde está a aplicação, em seguida clique em Open.

11 – Como podemos observar a aplicação foi aberta no Visual Studio.

12 – Clique em Build e Publish App ASP.NET.

13 – A tela App ASP.NET: Publish será aberta, em Publish clique em + New.

14 – A tela Publish será aberta, em Target selecione Azure e clique em Next.

15 – Para a opção Specific target, podemos publicar nossa aplicação para Azure App Service (Windows), Azure App Service (Linux), Azure App service Container, Azure Container Registry e Azure virtual Machines. Vamos utilizar a primeira opção Azure App Service (Windows) para publicar no aplicação.

OBSERVAÇÃO: Para publicar uma aplicação em uma máquina virtual no Azure, primeiro devemos instalar o Web Deploy no servidor e o .NET Framework.

16 – Para a opção App Service, primeiro vamos fazer login no Azure.

Em Sign to your account, digite sua conta do Azure e senha.

17 – Após autenticar no Azure, selecione a Subscription, em View selecione Resource type, em App Services instances expanda a pasta Web Apps, também podemos publicar a aplicação em um slot, selecione o App service que deseja e clique em Finish.

18 – Voltamos para a tela App ASP.NET: Publish, clique em Publish.

19 – Como podemos observar em Output nossa aplicação foi publicada com sucesso, selecione o navegado e clique em OK para abrir.

20 – Temos nossa aplicação publicada em um App Service no Azure.

Verificando o App Service no Azure

21 – No vídeo abaixo mostro a execução da aplicação web que foi provisionada no Azure App service e publicada pelo Visual Studio.

Comente suas sugestões e observações! 

Forte abraço, obrigado e até o próximo post

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.